sábado, 31 de dezembro de 2011

Saia do aprisco vá para o campo...

No campo ou no Aprisco??



"Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava." [João 10: 1-6] 


O período veterotestamentario (Velho Testamento), constantemente apresenta Jesus como o bom Pastor e os seres humanos como ovelhas de Seu pasto (Ez. 34:6-31; Jr. 23:1-3). Partindo desse entendimento, penetrando no período neotestamenteario (Novo Testamento), propriamente no evangelho de João capítulo 10, se contempla uma reflexão confrontadora.

Jesus traz uma parábola onde se apresenta como o verdadeiro Pastor, aquele que conduz as ovelhas. Ele diz: “as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora” – Jo. 10:3.

Observe que o texto diz que Jesus conduz as ovelhas para fora. No entendimento de muitos isso soa estranho, pois ao longo dos anos foi ensinado que Cristo somente chama para dentro do aprisco (igreja). Definitivamente tal entendimento não está completamente correto, falta algo, “...as conduz para fora...”.

O texto continua descrevendo os procedimentos corretos a respeito da jornada fora do aprisco. Diz: “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz” – Jo. 10:4.

A igreja do século 21 tem criado subterfúgios para se esquivar do chamado missionário. Contudo, o versículo é claro, não são algumas ovelhas que foram chamadas para fora, todos que são ovelhas de Cristo tem que sair do aprisco, “...fazer sair todas...”.


A jornada para fora do aprisco não é uma iniciativa desordenada. Não pode ser entendida como uma aventura qualquer. Não pode ser feito segundo a vontade das ovelhas. O versículo afirma que Jesus Cristo “...vai adiante delas, e elas o seguem...”. Ele conduz as ovelhas fora do aprisco.

Os que ouviam essa parábola não entenderam o que Cristo quis dizer, pois na verdade não queriam renunciar o conforto do aprisco. O texto diz: “Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava” – Jo. 10:6.

Existem aquelas ovelhas que não vão querer sair do aprisco. Tal atitude é compreensível se for admitido duas alíneas:

1) essas são ovelhas que sofrem da síndrome do comodismo;

2) essas são ovelhas tão doentes que não conseguem andar espiritualmente.

Chamados para fora é sinômino de saúde espiritual. Para se entender tal afirmação reporte a memória e lembre-se de uma viagem que tenha feito a fazenda de algum parente. A maior parte do dia o gado fica fora do curral, exceto o animal que esteja muito doente e não consiga andar. Da mesma maneira é na igreja (aprisco), só não saem para o pasto (campo missionário) àqueles que estão doentes espiritualmente.

Na subseqüente explicação de Jesus sobre a parábola que havia proferido, diz: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” – Jo. 10:9. A afirmação de Cristo é de fácil entendimento para aqueles que vivem missões, porém de dificílimo assimilação para aqueles que são “parasitas” do cristianismo.

Ao participar de algum trabalho missionário os que saem para evangelizar, visitar e discipular são os mesmos que são alimentados, porque “...sairá, e achará pastagem”. Relembre aquela viagem na fazenda de parentes, observe que não há nenhum capim dentro do curral, o pasto é fora. O alimento fica além das cercas.

Jesus nos conduz com segurança para fora, nos dirige de volta ao aprisco no final do dia e faz-nos repousar em paz. No dia seguinte Ele chama Suas ovelhas para fora novamente, e assim, sucessivamente, dia após dia.

As ovelhas de Cristo Jesus entendem que são chamadas para fora. O Pastor convida os seus para uma jornada onde os maiores beneficiados são aqueles que vão além das quatro paredes.

Que Deus nos ajude!

Pr. Vinícius O. S. Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário